• Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Siga

© 2018 by Enxoval Babies - A Enxoval Babies é uma empresa baseada em Paris especializada em consultoria de enxoval de bebê na Europa. Todo o conteudo deste site é de propriedade da Enxoval Babies

 

@enxovalbabies

COMO TIRAR PASSAPORTE E VISTO PARA BEBE E CRIANçA

 

Foto do site turista profissional

 

Bonjour Papais!

 

Em breve você vai sair de férias e percebe que seu bebê ou criança ainda nao tem carteira de identidade ou passaporte.  

 

Mas em quais  situações é necessario um documento de identidade para  um bebê? Qual é o passo a passo? E Como fazer para seu bebê conseguir tirar uma foto de identidade para o passaporte?

 

Vem ver!

 

 

 

Continue a me seguir: AQUI


Quais documentos para o seu bebê?

 

No Brasil, não é obrigatório ter um carteira de identidade nacional para um bebê. A certidao de nascimento ja é  suficiente para justificar sua identidade. Por outro lado, será necessário ter um passaporte para todas as viagens à Europa e para outros paises. Para as mamaes brasileiras que moram na Europa, o bebê ira precisar do passaporte para poder viajar no Espaço Schengen. E também se você estiver viajando fora da Europa, o seu bebê vai precisa ter um passaporte. Essas regras, que são válidas também  para os adultos, são as mesmas para crianças de todas as idades.

 

No que diz respeito ao passaporte do bebê não é possível registrar um bebê no passaporte de um ou ambos os pais. A criança deve ter seu próprio passaporte. Um bebê sem passaporte será negado o acesso ao avião ou não irá atravessar as fronteiras.

 

Precisões para as mamaes brasileiras que estao na Europa: o passaporte não é obrigatório para viajar de trem. Pode ser solicitado que se justifique a identidade da criança para provar que ela tem menos de 4 anos para poder viajar de graça nos joelhos de seus pais.

 

 

Formalidades 

 

A emissão de um passaporte não exige uma idade mínima. Você pode, portanto, solicitar um destes documentos para o seu bebê desde o nascimento. Assim como não há contra-indicação para viajar de  avião  com um  bebê RN. No entanto, será necessário aguardar a obtenção do documento de identidade: tempo médio de 3 semanas para uma CPF e 4 semanas para um passaporte. Estes tempos podem aumentar consideravelmente à medida que as férias escolares se aproximam, tenha cuidado. E  a presença dos pais sera necessaria na hora de tirar os documentos.

 

 

 

Os documentos necessarios 

 

  • Certidão de nascimento original do bebê ou da criança (a partir dos 12 anos de idade, é necessário levar o RG em substituição à certidão).

  • RG e CPF do pai e da mãe (vale também a CNH que contenha essas informações).

  • Comprovante de pagamento da GRU, Guia de Recolhimento da União (taxa de R$257,25*, a ser paga antes do agendamento ser realizado). * Valor de julho de 2015.

  • 1 foto de tamanho 5 X 7, recente, colorida, com fundo branco e sem data para as crianças menores de 3 anos (pois os pequeninos podem não colaborar no dia do agendamento). Para as maiores, a foto será tirada durante o próprio atendimento na Polícia Federal. Importante: na foto a ser levada, seu filho deve estar preferencialmente com a cabecinha reta (o que pode ser difícil para os bebezinhos). Vale caprichar na foto, para não correr o risco de tê-la negada.

  • Caso um dos pais não esteja presente no dia da visita à Polícia Federal, é necessário levar uma autorização do pai ausente para a emissão do passaporte. Atualmente há três opções de autorização: para expedição do passaporte e viagem internacional com um dos pais (que constará do passaporte

  • Por isso no dia da viagem não será necessária nova autorização); para expedição do passaporte e viagem internacional com um dos pais ou desacompanhado; ou a mais simples: apenas para a emissão do passaporte (nesse caso será preciso levar uma nova autorização do pai ausente para que a criança consiga embarcar).

Informaçoes do site: Dicas de mae

 

 

Validade do passaporte: 

 

 

  • 0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade do passaporte

  • 1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade

  • 2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade

  • 3 completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade

  • 4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade

  • 18 anos completos ou mais – 10 anos de validade (a partir de julho de 2015)

 

Passo-a-passo para emissão do passaporte de bebês e crianças

 

Agora que você já tem todas as dicas, veja como deve ser feito o agendamento para a emissão do passaporte de bebês e crianças:

 

1) O primeiro passo para iniciar esse processo é acessar o site da Polícia Federal do Brasil. Clicando no link a seguir, você já será encaminhado para a página de emissão de passaporte. Ali, preencha corretamente o formulário disponibilizado.

 

2) Antes de enviar esse formulário, você deverá escolher a cidade e o local em que deseja ser atendido.

 

3) Depois disso, um boleto de pagamento será gerado (a GRU). Você pode imprimi-lo e levá-lo a um banco, ou efetuar o pagamento online (o que agiliza o processo, uma vez que dessa forma você conseguirá fazer o agendamento na sequência).

 

4) Só depois do pagamento efetuado, você conseguirá acessar a parte do site da Polícia Federal que agenda sua visita no local escolhido. Você também pode acompanhar o processo de agendamento .

 

5) Feito isso, é preciso marcar uma data e um horário para emitir o passaporte do seu filho: basta colocar o CPF do responsável, número do protocolo e data de nascimento do pequeno. Preste atenção aos documentos que você precisará levar no dia agendado (aqueles que listamos no início do post).

 

6) O próximo passo é comparecer no dia e horário marcados ao atendimento na Polícia Federal. É imprescindível levar todos os documentos (sem eles, você não conseguirá emitir o passaporte). A criança deve estar presente, assim como também é necessário o comparecimento de ambos os pais. Se algum deles tiver falecido, leve o atestado de óbito. Caso o pai ou a mãe não possa se apresentar no dia agendado, é preciso levar uma autorização para concessão de passaporte do menor, com firma reconhecida em cartório. A seguir estão os links para cada um dos três tipos de autorização que mencionei:– Modelo de autorização para expedição do passaporte e viagem internacional com um dos pais – disponível aqui.– Modelo de autorização para expedição do passaporte e viagem internacional com um dos pais ou desacompanhado – disponível aqui.– Modelo de autorização apenas para a emissão do passaporte – disponível aqui.

 

7) Em geral, a visita é rápida – a Polícia Federal fará uma checagem dos documentos e tirará uma foto de seu filho maior de 3 anos. Lembrando que para os menores, é você quem leva a foto.

 

8) Depois disso, você será informada sobre o dia em que o passaporte ficará pronto (geralmente são até 6 dias úteis após a data do atendimento). Informações gerais:– A criança sempre deve estar presente no dia do atendimento na Polícia Federal, mas não é necessário seu comparecimento para a retirada do documento.– O passaporte não garante que menores de idade viajem sozinhos para todos os países do mundo, pois alguns destinos exigem um processo de autorização específico. No site da Polícia Federal há um Manual de Viagem Para Menores, que poderá orientar os pais caso a caso.

 

Você também pode copiar seu manual AQUI
 


Os padrões das fotos de identidade


Os critérios para documentos de identidade oficiais são rigorosos e inevitáveis. Eles são os mesmos para uma CPF ou um passaporte:

            - a foto deve estar limpa, sem nenhum rastro ou dobra;

            - Seu tamanho é de 5x7 com um rosto que ocupa entre 32 e 36 mm, do queixo até o topo do crânio (excluindo o cabelo);

            - a foto deve ser de preferência em cores, não muito exposta ou subexposta com qualquer sombra no rosto ou no fundo;

            - o fundo é simples e de cor clara, mas não branco;

            - a cabeça deve estar nua: sem chapéu, lenço, barrette ou faixa de cabeça;

            - a cabeça deve estar reta com o rosto claro e direcionado para a lente da camera.

 

A boca ficará fechada e não sorrindo, e os olhos devem estar abertos e visíveis. Se a criança usa óculos, não é obrigatório usá-los na foto. Se você optar por deixá-los, certifique-se de que a moldura não é muito grossa, que não esconde os olhos e que os óculos não estão coloridos. Atenção também aos reflexos.

 

Mas e para fazer esta foto com um bebê?

 


Não tente fazer a foto você mesmo . Fazer uma foto de identidade que atenda a todos os critérios requer a experiência de um profissional. Dependendo da idade da criança, ele irá sugerir várias soluções. Com um recém-nascido, ele irá sugerir que você cubra sua mao em uma toalha lisa e clara, mas não branca ara segurar o bebê.

 

Será também necessário chamar a atençao do bebê para a lente da camera para poder respeitar os padrões exigidos. O fotógrafo fara várias tentativas

Com um bebê de alguns meses, você deve ter cuidado para que ele não sorria, ou que ele não chore.

 

Alguns pais sentam com os bebês no colo. Para isso, você deve vestir uma camiseta lisa e clara, mas não branca, e ficar em uma posição semi-reclinada para manter o bebê em uma posição onde ele não se moverá. O fotógrafo então chamará a  atenção do bebê para fazê-lo olhar para a camera mas sem muita diversão. Quando a criança ja se senta, ele pode ser colocado em uma cadeira na frente de um plano de fundo claro

 

Então você tem que fazer o mesmo truque para ter um rosto e um olhar serio olhando para a lente. Neste exercício, o fotógrafo e os pais às vezes têm que ser muito pacientes antes de obter a boa foto.

 

Vistos

 

Para a Europa os brasileiros turistas nao precisam de visto. Mas para os estados Unidos sim: 

 

Informaçoes do site: CZ Babies

 

VISTO AMERICANO DO BEBÊ

 

** Isenção de entrevista para solicitantes com até 15 anos de idade igual ou superior a 66 anos. Mas deverá realizar um agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para entregar a documentação.

 

1º passo: Preencher o formulário DS-160 (clique aqui)

 

2º passo: Pagar a taxa de solicitação de solicitação do visto (MRV) de cada requerente.

 

3º passo: Agendar a entrevista pelo site CASV ou pelo call center

 

*Para o agendamento, cada solicitante deve ter em mãos:

– Página de confirmação do formulário DS-160 (com código de barras)

– Número do recibo de pagamento da taxa MRV

– O número do passaporte do solicitante

 

4º passo: Na data agendada, compareça no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto no qual foi marcada a entrevista.

*Os solicitantes deverão apresentar:

–  Passaporte

–  Página de confirmação do DS-160

–  Comprovante de Agendamento

–  Foto 5×5 ou 5×7

 

5º passo – prazo de entrega: caso o visto seja aprovado, será emitido dentro de 10 dias úteis após a entrevista.

 

 

 

 

FAQ da Air France

 

 

DOCUMENTOS DE VIAGEM

Vistos, passaporte, formalidades de entrada... Confira alguns conselhos para preparar sua viagem da melhor maneira.

 

Vistos, formalidades, vacinas… Consulte o site TravelDoc para saber mais (em inglês).

Antes de partir para o exterior, por favor informe-se na embaixada ou no consulado do(s) seu(s) país(es) de destino ou de conexão sobre as respectivas formalidades de entrada e de estadia. Você deve ter os documentos exigidos:

  • Carteira de Identidade (RG) ou Registro de Identidade Civil (RIC);

  • Passaporte;

  • Visto, etc.

Você viaja pela França ou Europa (Espaço Schengen)? É necessário apresentar um documento de identidade válido. Tudo sobre as medidas de segurança nos aeroportos.

É de sua responsabilidade verificar a data de validade dos documentos e renová-los se necessário (tendo em atenção os prazos para obtê-los, os quais podem ser por vezes longos). Caso contrário, você terá que pagar todas as despesas ou multas que sejam impostas pelas autoridades à Air France
Atenção: alguns países exigem um passaporte que se mantenha válido durante vários meses depois da data prevista para o regresso. Além disso, pode também ser exigido um bilhete de regresso ou de continuação da viagem. 

Por favor, note também que alguns países exigem que as companhias aéreas comuniquem uma parte ou mesmo a totalidade das informações que elas dispõem sobre os seus passageiros.

Consultar a lista dos países em questão

Desde janeiro de 2014, a carteira de identidade francesa estende sua validade de 10 anos para 15 anos. Os documentos emitidos antes desta data obterão uma prolongação de 5 anos na duração de sua validade. Entretanto, como determinados países não reconhecem esta nova disposição, recomendamos fortemente que viaje com um passaporte válido, facilitando a passagem pelas formalidades de entrada e estadia de seu país de destino.

Para mais informações, queira consultar o site do Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional.

 

 

PASSAGEIROS MENORES

 

Que seu filho viaje sozinho ou com você, recomenda-se checar as formalidades de entrada e estadia para menores de idade, na embaixada ou consulado do país de destino ou conexão.

Observe: se você viaja com seu filho, mas seu sobrenome é diferente do dele, tenha em mãos uma certidão de nascimento que prove a filiação.

 

AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA DO TERRITÓRIO PARA MENORES DE 18 ANOS

 

A autorização de saída do território é obrigatória a todos os menores, franceses ou estrangeiros morando na França, que viajem para fora da França sem o acompanhamento de um detentor da autoridade parental. 

Conforme o país de destino, a criança deve estar em posse: 

- do documento de identidade dela ou o própio passaporte (no qual consta um visto, se aplicável);
- da autorização de saída do território assinada por um dos detentores da autoridade parental;
- da cópia de um documento de identidade válido da pessoa que assinou a autorização de saída do território.

Consultar o site oficial da administração

 
CIDADÃOS BRASILEIROS MENORES

 

Qualquer criança* cidadã brasileira deve estar acompanhada por um adulto maior de idade e autônomo, exceto se se tratar do pai, mãe ou tutor legal. A criança e o passageiro acompanhante devem viajar na mesma classe para que a criança não seja considerada um menor desacompanhado (UM). Um passageiro só pode cuidar de 1 bebê (até 2 anos). Assim, a presença de um 2° acompanhante maior de idade** é necessária para viajar com 2 bebês.
Para viajar para e do Brasil, todas as crianças de nacionalidade brasileira precisam trazer vários documentos - independentemente de estarem viajando com ambos os pais, com um dos pais, acompanhados por um adulto ou sozinhos.

* Até 12 anos para os voos na França (inclusive departamentos e territórios ultramarinos) e 15 anos para os voos internacionais.
** Exceto se se tratar do pai, mãe ou tutor legal.

 
CIDADÃOS FRANCESES MENORES

 

Qualquer passageiro francês menor de idade deve possuir um documento de identidade (passaporte ou cédula de identidade nacional de acordo com os destinos). Esse documento de identidade deve estar obrigatoriamente no nome dele, pois uma criança não pode constar no passaporte de um dos pais.
Atenção: o livrete de família (documento francês) não é um documento de identidade. Assim, ele não permite que o passageiro menor de idade viaje de avião, mesmo nos voos na França.

 
CIDADÃOS EUROPEUS MENORES

 

Para as viagens com destino à ou no interior da Europa, qualquer cidadão europeu menor* deve possuir um documento pessoal de identidade (passaporte ou cédula de identidade nacional de acordo com os destinos). Se as viagens necessitarem de um passaporte, o menor deve obrigatoriamente dispor de seu próprio passaporte. Ele não pode constar no de um dos pais.

 

 

*Possuir um documento individual de identidade é uma obrigação para os menores e diz respeito a todos os cidadãos europeus, com exceção dos que saem do Reino Unido, da Irlanda e da Dinamarca.

 

 

Lembrete: todos os documentos obrigatórios deverão estar redigidos em inglês ou traduzidos por tradutor juramentado.

 

 

Outros posts

 

Outros blogs com este assunto

 

 

 

Maiores informaçoes: AQUI

 

Please reload

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

MATERNIDADE

Please reload