• Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Siga

© 2018 by Enxoval Babies - A Enxoval Babies é uma empresa baseada em Paris especializada em consultoria de enxoval de bebê na Europa. Todo o conteudo deste site é de propriedade da Enxoval Babies

 

@enxovalbabies

10 principais etapas do salto de desenvolvimento do seu bebê que você precisa conhecer!

December 18, 2019

 

 

O que é um salto mental?

 

Um salto mental no desenvolvimento do seu bebé significa que, de repente, há muitas mudanças na sua cabeça. De repente, seu cérebro percebe coisas que não era capaz de perceber antes. Esta mudança é tão grande que todo o seu mundo de repente parece diferente.

 

Fases de um pico ou salto de desenvolvimento mental

 

A cada salto A vida do seu bebé vai mudar drasticamente 

 

Este processo repete-se durante os dois primeiros anos. Especialmente nos primeiros três meses, quando os saltos se sucedem em sequência rápida.

 

E importante compreender que o seu bebé não teve tempo de dominar todas as capacidades atuais do salto anterior antes do próximo salto começar. ele vai continuar, dominando as habilidades que ele conheceu pelos saltos anteriores enquanto passa pelos próximos estágios de desenvolvimento.

 

Mudanças durante um salto mental

 

Com cada salto mental que seu bebê dá, ele ganha um novo tipo de percepção. É através deste novo potencial ou habilidade que ele é capaz de perceber coisas novas - isto é, ver, ouvir, provar, cheirar e sentir coisas novas. Todas as coisas novas que ele está percebendo agora já estavam presentes no ambiente antes do salto. Ele simplesmente não percebeu porque seu cérebro não as percebeu na época. Depois de dar o salto mental, ele de repente percebe as coisas novas à sua frente. É difícil para nós adultos imaginar isso, mas o mundo do seu bebê mudou.

 

Consequências de um "Novo Mundo

 

O novo tipo de percepção que o seu bebé ganha quando dá um salto mental dá-lhe a capacidade de desenvolver muitas habilidades novas que requerem este nível de percepção, embora possa demorar algum tempo até que ele desenvolva uma habilidade particular das muitas que são possíveis. Pense nisso como uma loja com diferentes departamentos onde os produtos são classificados por propriedades que têm em comum - neste caso, eles requerem um determinado nível de percepção. Quando ocorre um salto mental, o seu bebé pode entrar num determinado departamento pela primeira vez. Uma vez lá, ele precisa escolher um produto, uma habilidade, para praticar. Ele não pode de repente comprar tudo o que é oferecido em todo o departamento. O que ele escolhe, e como ele escolhe, torna o seu bebé único.

 

Tudo começa no Utero

 

Algumas pessoas pensam que o período no útero serve principalmente para o crescimento físico. É claro que serve para isto também, mas outros desenvolvimentos do bebê estão envolvidos neste momento intra uterino.

 

No último período da gravidez, os bebês começam a utilizar o cérebro. Os cientistas ainda não falam que eles pensam, mas estudos mostram que os bebês começam a responder de forma diferente aos estímulos, seja de fora ou de dentro do útero. Isto é incrível e um grande avanço,  quando se considera que, há menos de cem anos, as pessoas pensavam que um recém-nascido não era muito mais do que um corpo com vários reflexos. Agora sabemos mais sobre os diferentes desenvolvimentos sensoriais dos bebés que ainda estão na barriga da mamãe.

 

O seu bebé sabe como você se sente!

 

Você sabe melhor do que ninguém, como mãe, que está a criando laços com o seu bebê na barriga e que você começa a conhecer o seu bebé antes mesmo de o ter visto. No final da gravidez você conhece bem cada chute e cada vez que o bebê se mexe. E o seu bebé também te conhece! Ele ouve e sente o seu humor!

 

O sabor do líquido amniótico depende da sua condição física e emocional, do seu humor. Cada vez que o seu bebé bebe um pouco deste líquido, ele sente as mudanças. Ele tem um número muito maior de papilas gustativas do que uma criança mais velha ou um adulto. Além disso, as papilas gustativas cobrem uma área ainda maior, toda a cavidade oral. Pesquisas têm demonstrado que, se você se estressar, o sabor do líquido amniótico muda. Pequenas mudanças, como durante uma conversa com o vizinho, não são fáceis de medir e ainda não sabemos se isto muda ou nao o sabor do líquido. Mas quando você, como mãe, fala com toda a atenção ao seu bebê, este ato geralmente é acompanhado de muita emoção. E ele vai sentir isso. Emoções intensas ajudam o seu bebê a entender melhor o seu 'falar'. Emoções semelhantes ajudam o seu bebê a aprender a falar depois do nascimento.

 

o seu bebê sente o que você está sentindo e ele também ouve o que você está sentindo. O humor do seu bebé é em grande parte determinado pelo seu humor. Ele também sente tudo através da melodia da sua voz, ouvindo as mudanças no tom da sua voz. Sua voz trai as emoções que você sente quando fala. As palavras não precisam corresponder com o que você sente, porque ele não entende o seu significado. O seu batimento cardíaco também mostra o seu humor. O seu bebê ouve com o seu coração que responde a certas situações. Pois o batimento acelera ou diminui quando você está feliz, assustada ou triste. 

 

O seu bebé também lê as emoções da sua respiração. Pode respirar silenciosamente, apressadamente, suspirar ou fazer longas pausas e assim por diante. Tudo isso transmite uma mensagem. Uma mensagem à qual ele, por sua vez, responde de forma única.

 

Memórias do útero

 

Os recém-nascidos consegue lembrar  da sua vida intra-uterina, embora ele mesmo não saiba disso. Pesquisas têm mostrado, por exemplo, que a capacidade de ouvir sons aumenta significativamente entre a 36ª e 37ª semana de gravidez. O bebê reconhece sons que já ouviu antes. Sua memória funciona. Os pesquisadores descobriram que quando eles tocavam a mesma música para um bebê de 36 a 37 semanas de idade no útero mais de uma vez. Eles notaram o mesmo movimento toda vez que a música começou a tocar. Um sinal de que o umbigo reconheceu a música. Um bebê começa reagindo aos sons que ouve da barriga. Mas ele ainda não reconhece os sons. Para isso, ele deve continuar a desenvolver-se. E esse desenvolvimento ocorre entre a 30ª e a 36ª semana. Desta vez o desenvolvimento não está em seu ouvido, mas em seu cérebro.

Seu bebê vai experimentar muitas coisas, e se desenvolver muito!

 

Mesmo que o seu bebé ouça, saboreie e sinta muito dentro da sua barriga e ele seja capaz de "lembrar" destas coisas, ele faz isso de forma diferente da nossa. Isto porque o seu cérebro não funciona exactamente como o nosso. Suas experiências sensoriais são misturadas: sons, cheiros, sabores.... Todos os sinais que entram através dos seus sentidos ele experimenta como um todo. Como uma espécie de "sopa" de experiências. No seu nascimento o seu bebê ainda não compreende que ele tem a sua própria existência. Ele pensa que é um com o resto do mundo ao seu redor. Isso é algo que dificilmente podemos imaginar. A cada salto de desenvolvimento mental, seu bebê vai experimentar o mundo mais do jeito que nós o percebemos. Ele aprende as diferenças entre os vários sinais sensoriais e aprende a reconhecer o seu próprio eu.

 

Salto de desenvolvimento Mental 1 - O Mundo das Sensações em Mudança

 

Durante a maior parte das últimas 4 ou 5 semanas, você tem visto seu bebê crescer rapidamente. Vocês estão aprendendo a se conhecer e a conhecer os hábitos uns dos outros. O mundo dele neste momento é difícil de imaginar para os adultos. No periodo do Salto de desenvolvimento 1, ele está se adaptando lentamente, de certa forma, não tem sido tão diferente da vida dele da barriga.

 

Mas agora ele precisará passar pelo seu primeiro grande salto no desenvolvimento. Por volta da 5ª semana, e às vezes já na 4ª semana o seu bebé começará a dar o primeiro salto no seu desenvolvimento.

 

Novas sensações bombardeiam o seu bebê por dentro e por fora, e ele fica normalmente perplexo com elas. Algumas destas novidades têm a ver com o desenvolvimento dos órgãos internos e do metabolismo.

 

Outros são o resultado da sua maior vigilância - os seus sentidos são mais sensíveis do que eram imediatamente após o nascimento. Portanto, não são tanto as sensações em si que estão a mudar, mas sim as percepções que o bebé tem delas. No próximo salto, o seu bebé será capaz de reconhecer padrões simples no mundo à sua volta e no seu próprio corpo.

 

Como descobri os picos de crescimento quando era uma nova mae: 

 

De acordo com a sociedade em que vivemos, os bebês sao tranquilos, ou agitados ou gentis. 

 

Antes de eu ser mãe, não sei se alguma vez fiz esta pergunta a alguém, mas Quando o meu filho nasceu, de repente comecei a ouvir esta pergunta constantemente. Ela é agitado? e uma bebê calmo? perguntavam as pessoas inevitavelmente. Eu estava tão orgulhosa do meu pequeno bebé e cheia de uma sensação de auto-importância porque tinha criado um ser humano! Um humano pequenino, minúsculo e PERFEITO! Eu respondia com entusiasmo: Sim ele é ótimo!

 

Quando a neblina do recém-nascido começou a se instalar e o sono começou a se tornar uma obsessão, o meu comportamento mudou e eu me encontrei com vontade de sair correndo. e de responder Não, ele é um bebê ruim, um bebê agitado!

 

A ideia de que os bebês podiam ser de alguma forma bons ou maus pareceu-me ridícula desde o início. Na minha mente, os bebés eram bebés que se comportavam como os pequenos humanos em desenvolvimento que eram. No entanto, durante as primeiras semanas, a meu filho foi o que você classificaria como um bebê "bom". Ele dormiu muito, chorou um pouco e foi bastante tranquilo. Ele também chegou quatro semanas mais cedo, então esse estágio se estendeu um pouco mais do que para outros bebês.

 

Então um dia tudo mudou! Ele tinha começado a ficar perturbado. Ela começou a chorar inconsolavelmente cada vez que era colocado para dormir. Ele só estava feliz quando era abraçado e acariciado. A hora de dormir era horrenda! Minha vida se transformou em mar de choro (nós dois), recusa em dormir (ele) e desespero (eu).

Quando eu ouvi sobre os saltos de desenvolvimentos em um livro as semanas Magicas.

 

O que aprendi sobre as fases do desenvolvimento mental de um bebé fascinou-me e, para De repente, o choro e a manhã fizeram sentido! O meu filho não era um bebé "mau"! Ele só estava  desenvolvendo a sua mente!

 

A partir daí, comecei a ver o comportamento do meu filho de forma diferente! E pude começar a ajudá-lo!

 

Salto de desenvolvimento Mental 2 - O Mundo dos Padrões

 

Por volta da 8ª semana, o seu bebé começará a experimentar o mundo de uma nova forma. Ele será capaz de reconhecer padrões simples no mundo à sua volta e no seu próprio corpo.

 

Embora possa ser difícil para nós imaginar no início, isso acontece em todos os sentidos, não apenas na visão. Por exemplo, ele pode descobrir suas mãos e pés e passar horas praticando sua habilidade de controlar uma determinada postura de seu braço ou perna.

 

Ele vai ser infinitamente fascinado com a forma como a luz exibe sombras na parede do seu quarto. Você pode observá-lo estudando os detalhes dos livros na estante ou ouvindo a si mesmo fazendo pequenas explosões de sons, como ah, uh, ehh.

 

Qualquer uma dessas coisas - e muito mais - sinalizam uma grande mudança no desenvolvimento mental do seu bebê. Essa mudança permitirá que ele aprenda um novo conjunto de habilidades que ele seria incapaz de aprender em uma idade mais precoce, não importa quanta ajuda e encorajamento você lhe tenha dado. Mas, tal como no seu salto de desenvolvimento anterior, a adaptação a este novo mundo não será fácil à primeira vista.

 

No próximo salto, você deve se lembrar que um dos desenvolvimentos físicos significativos que ocorreu na 8ª semana foi a capacidade do seu bebê de deslizar e chutar os objetos com os braços e pernas.

 

Salto de desenvolvimento Mental 3 - O Mundo das Transições 

 

Com o salto de desenvolvimento mental 3, por volta das 11ª ou 12ª semanas, o seu bebê vai entrar num novo mundo, ao mesmo tempo que dá o terceiro grande salto de desenvolvimento desde o seu nascimento.

 

Você deve se lembrar que um dos desenvolvimentos físicos significativos que ocorreu na 8ª semana foi a capacidade do bebê de deslizar e chutar em objetos com os braços e pernas. Esses movimentos iniciais de agitação muitas vezes pareciam marionetes. Na 12ª semana, esta ação brusca está prestes a mudar. Como o Pinóquio, seu bebê está pronto para mudar de um fantoche para um menino de verdade.

 

É claro que esta transformação não acontecerá da noite para o dia e, quando acontecer, implicará mais do que apenas movimento físico, embora isso seja geralmente o que os pais mais notam. Também afetará a capacidade do seu bebê de perceber com os outros sentidos a forma como as coisas mudam à sua volta - como uma voz mudar, o gato a andando pelo chão e a luz numa sala a tornar-se mais fraca à medida que o sol se põe atrás das nuvens.

 

O mundo do seu bebê está se tornando um lugar mais organizado à medida que ele descobre as constantes e fluidas mudanças ao seu redor.

 

Salto de desenvolvimento Mental 4 - O Mundo dos Acontecimentos

 

No Salto de desenvolvimento 4, a percepção de que a nossa experiência é dividida em eventos familiares é algo que nós, adultos, temos por garantido. Por exemplo, se vemos alguém deixar cair uma bola de borracha, sabemos que ela vai quicar e provavelmente vai continuar a quicar várias vezes.

 

Se alguém pula para cima no ar, sabemos que ela vai cair de volta. Reconhecemos os movimentos. Mas para o seu bebê, tudo é novo, e nada é previsível.

 

Depois do último pico de crescimento, o seu bebé foi capaz de perceber transições suaves no som, movimento, luz, sabor, cheiro e textura. Mas todas essas transições tinham de ser simples. Assim que se tornaram mais complicadas, ele não conseguia mais segui-las.

 

Com o salto de desenvolvimento mental 4, por volta da 19ª semanas (ou entre 18 e 20 semanas), a sua capacidade de compreender o mundo à sua volta torna-se muito mais desenvolvida e um pouco mais parecida com a nossa. Ele vai começar a viver os acontecimentos.

 

Salto de desenvolvimento Mental 5 - O Mundo das Relações

 

Com o salto de desenvolvimento mental 5, com cerca de 26 semanas, o seu bebé começará a mostrar os sinais de mais um salto significativo no seu desenvolvimento. Se você observar de perto, você o verá fazendo ou tentando fazer muitas coisas novas.

 

Se ele estiver ou não engatinhando nesta fase, ele terá se tornado significativamente mais móvel à medida que aprende a coordenar a ação de seus braços e pernas e o resto de seu corpo. Com base em seu conhecimento dos acontecimentos, ele é agora capaz de começar a entender os muitos tipos de relacionamentos entre as coisas que compõem seu mundo.

 

Uma das relações mais significativas que o seu bebé pode agora perceber é a distância entre uma coisa e outra. Para um bebê é uma descoberta alarmante, uma mudança muito radical em seu mundo.

 

O mundo é de repente um lugar muito grande no qual ele é apenas um ser pequeno.Ele sabe que Algo que ele quer pode estar numa prateleira alta ou fora do alcance do seu berço, e ele não tem como chegar lá. Sua mãe pode ir embora, mesmo que apenas para o quarto ao lado.

 

Salto de desenvolvimento Mental 6 - O Mundo das Categorias

 

Com o salto de desenvolvimento mental 6, com cerca de 37 (ou entre 36 e 40) semanas, você pode notar que seu bebê está tentando fazer coisas novas. Nesta idade, as explorações de um bebê podem parecer muito metódicas. Por exemplo, você pode notar seu pequeno bebê olhando para manchas do chão e examinando-as cuidadosamente entre o polegar e o indicador.

 

Ou um pequeno chef testando a forma como uma banana ou espinafre se esmaga através dos seus pequenos dedos. Ele assumirá a expressão mais séria e absorvida ao realizar estas experiências. Na verdade estas experiências ajudarão o seu bebê a começar a categorizar seu mundo.

 

Seu bebê agora é capaz de reconhecer que certos objetos, sensações, animais e pessoas pertencem juntos em grupos ou categorias. Por exemplo, uma banana parece, sente e tem um sabor diferente dos espinafres, mas são ambos alimentos. Estas são distinções e semelhanças importantes para serem entendidas. O salto de desenvolvimento para o mundo das categorias afetará todos os sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato.

 

Salto Mental 7 - O Mundo das Sequências

 

Durante o último salto no desenvolvimento mental de seu bebê Você pode ter ficado maravilhada com a capacidade de destruição do seu bebê enquanto ele desmontava, atirava e esmagava tudo em seu caminho.

 

Se você estiver atenta para novas habilidades de desenvolvimento em seu bebê, em torno da 46ª semanas você pode notar que ele está fazendo coisas que são exatamente o oposto. Ele começará, pela primeira vez, a tentar juntar as coisas.

 

O seu bebé está agora pronto para descobrir o mundo das sequências. A partir dessa idade, ele pode começar a perceber que, para alcançar muitos de seus objetivos, ele tem que fazer coisas em uma determinada ordem para ser bem sucedido.

 

Por exemplo, ele pode concentrar-se em juntar o melhor que puder antes de tentar empilhar um bloco em cima do outro. Ele pode empurrar um pino através de um buraco em uma placa de pino só depois de ter comparado a forma do pino para o buraco.

 

Salto de desenvolvimento 8 - O Mundo dos Programas

 

O primeiro aniversário de cada criança é uma ocasião significativa. O fim do primeiro ano significa para muitos pais o início do fim do puerpério. Seu pequeno querubim está prestes a se tornar uma criança.

 

Em muitos aspectos, é claro, ela ainda é um bebê. Ela ainda tem muito a aprender sobre o seu mundo - que se tornou um lugar tão interessante para explorar. No entanto, agora ela pode se mover muito melhor e se tornou interessada de tudo o que lhe esta a volta

 

Logo após o primeiro aniversário, em torno de 55 semanas, seu filho terá passado por outra grande mudança em seu desenvolvimento mental e estará pronto para explorar o mundo dos programas. Isso fará com que ela pareça ainda mais como uma pequena pessoa com sua própria maneira de abordar o mundo. Um pai vigilante vai começar a ver o florescimento de uma nova compreensão na maneira de pensar da criança.

 

A palavra "programas" é muito abstrata. Aqui está o que significa neste contexto. No salto anterior no desenvolvimento, seu bebê aprendeu a lidar com a noção de seqüências - o fato de que os acontecimentos se sucedem um após o outro. Programas são padrões de se tomar decisões com o que ele aprendeu.

 

Salto de desenvolvimento Mental 9 - O Mundo dos Princípios

 

Pela primeira vez, o seu filho pode agora mudar os programas que aprendeu até agora.

 

E ele adora brincar com isso. Você pode ver como ele varia os programas infinitamente e estuda todas as consequências disso.

Você pode ver como ele faz todos os tipos de "loucuras físicas":

 

    se familiariza com o ar livre

    começa a ser mais hábil com as coisas e a linguagem

    imita os outros

    dramatizações da vida quotidiana

    pratica emoções

    começa a pensar no futuro

    começa a fazer manha para conseguir o que quer

   

    começa a "exigir" 

    começa a ser "agressivo".

    pode distinguir entre o meu e o teu.

    começa a ser simpático para conseguir o que quer

    começa a fazer piadas para contornar as regras

    começa a negociar e a negociar

    começa a experimentar com "sim" e "não". ( mais com o nao)

    começa a saber como conseguir que alguém faça algo por ele.

    aprende a fazer algo juntos

    quer ajudar na casa 

 

Salto de desenvolvimento Mental 10 - O Mundo dos Sistemas

 

Com o décimo salto, 75 semanas após o vencimento, ou mais facilmente dito, 17 meses, sua criança adquire a nova capacidade de perceber e lidar com "sistemas".

 

Agora ele é capaz de ver claramente o mundo dos princípios. Ele já não aplica os princípios de forma tão rígida como antes. Ele é capaz de ajustar seus princípios à mudança de circunstâncias.

Ele também começa a entender que pode escolher como quer ser:

 

    honesto

    útil

    cuidadoso

    paciente

    etc.

 

Ou, ele pode escolher ser exatamente o oposto. A partir dessa idade, você pode vê-lo desenvolver os primeiros começos de uma consciência, defendendo sistematicamente seus valores e normas.

 

Nós adultos usamos o termo "sistema" se as partes em que ele consiste são interdependentes e funcionam como um todo. 

Para citar apenas alguns exemplos:

 

   

    a família

    o clube de teatro

    a delegacia de polícia

    a igreja

    nossa sociedade

    nossa cultura

    a lei

 

Cuidado com esta fase

 

Ao entender o que está acontecendo dentro da cabecinha do seu filho você pode moldar o comportamento futuro de seu filho e estabelecer valores e normas que ele tera durante toda a sua vida.

 

 

Please reload

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

MATERNIDADE

Please reload