• Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Siga

© 2018 by Enxoval Babies - A Enxoval Babies é uma empresa baseada em Paris especializada em consultoria de enxoval de bebê na Europa. Todo o conteudo deste site é de propriedade da Enxoval Babies

 

@enxovalbabies

Mamae olha para mim: O ciumes do irmao mais velho

November 18, 2017

Nestes últimos dias, muitas pessoas me perguntavam se o Leo  não estava com muitos ciumes da  irmãozinha, como se o ciúme dos irmao mais velhos fosse inevitável. Na minha ingenuidade extrema, eu sempre respondia que não, de verdade, não, ele não tinha. E, francamente, eu estava convencida, porque nos primieros dias dos dois, em nenhum momento ele mostrou um sentimento de ciúme em relação a Celestine.

 

Ainda me lembro dele acariciando a barriga da gravidez com suas mãos pequenininhas, e vejo o seu sorriso  quando ele a pegou nos braços pela primeira vez.

 

Os dias seguintes, ele foi passar as férias de outono na casa dos avos e ao seu retorno  notei um fato bastante surpreendente:O Leo estava com  um pouco de medo da Celestine. Um bebê recém nascido é pequeno e frágil. Já é impressionante para nós, então acho que é ainda mais quando você tem 5 anos de idade.

 

Mas logo depois passou e ele ficou muuuito apegado na irma. Um verdadeiro irmao "Felicia".

 

.........Primeiro veio a agitação

 

Logo no início ele estava bem agitado e utilizando um vocabulário «  florido » ( falando bastante besteiras). Mas como ele é muito apegado com a irmã não pensei nos ciúmes.

 

.......Depois veio a violência

 

O Leonard sempre, mas sempre foi bem ativo( ele nunca para, sempre tem que atirar a atenção, mexer, pular, fazer bastante atividades).
Maaass ele nunca foi «  violento «  conosco. Nunca falou «  seu bobo » ou tentou bater ( mesmo com 1, 2 anos quando as criança não suportam frustrações. E de repente, ele começou a gritar a falar «  bobo » e « boba » conosco. Falar que somos ruins. E não o reconheci.

 

..... De repente as bagunças

Seu comportamento tornou-se estranho . As bagunças para chamar a atençao começaram uma atras da outra, como fazer xixi ao lado do vaso. Ele fez de tudo para chamar minha atençao, obviamente, funcionou! No momento, eu disse a mim mesma que era certamente "influencia" dos primos mais velhos. Mas mesmo assim, algo estava errado, não era o meu Leonard, responder dessa maneira aos adultos e fazer todas essas bagunças não era o menino legal e ativo que conhecia. Finalmente foi quando ele acabou dizendo "seu burro, bobo" para o pai que eu disse para mim mesma "Ok, estamos tendo um pequeno problema " ... No momento que estou aqui escrevendo  para você, me parece óbvio que a mensagem do Leonard era simplesmente "mãe, cuida de mim"  e eu demorei uns dias para entender!

No entanto, o Leo não foi negligenciado, demos muita atenção , se não mais do que antes. Sim, mas  era principalmente o pai dele que cuidava dele, enquanto eu passava mais tempo com a bebe, eu confesso. Não por escolha, mas porque as coisas sao naturalmente assim. Sem sequer perceber, estava bem envolvida no meu papel de mãe com a Celestine. Claro, eu estava lá , presente para o Leo, mas nao como antes.

 

 

E o que fazemos quando precisamos de ajuda? Liguei para minha mãe e irmã. Elas logo me falaram. Nossa! Ele esta ótimo ! So esta colocando para fora o ciúmes que não consegue expressar em palavras. Até achamos estranho você não comentar de ciúmes. Ele sempre teve a atenção só para ele e agora ele tem a irmã. Alem disto a chegada de um rescem nascido requer muita carga emocional, até mesmo para nós adultos. Imagina para ele que é irmão pela primeira vez. O stresse a emoção !

 E ai me lembrei das mamães francesas que utilizam o «  lâcher prise » que quer dizer «  deixar fluir naturalmente, desencanar ». As francesas são rainhas neste requisito.

Mágica ! A crise durou menos de duas semanas. O que ele estava dizendo era «  Mamãe olha para mim! »
Tudo bem que estou pior que os zumbis de «  the walking dead » Pois dar uma atenção redobrada a um menininho de 5 anos mais um rescem nascido requer muita energia.
Mas conseguimos reencontrar nossa cumplicidade !

 

Bisous, Bisous

 

Ana

Please reload

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

MATERNIDADE

Please reload