• Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Siga

© 2018 by Enxoval Babies - A Enxoval Babies é uma empresa baseada em Paris especializada em consultoria de enxoval de bebê na Europa. Todo o conteudo deste site é de propriedade da Enxoval Babies

 

@enxovalbabies

Nossa experiencia com a Haptonomia: conversando com o bebê dentro da barriga.

December 12, 2017

Alô bebê! Aqui é o papai e a mamae.

 

Durante minha primeira gravidez, no quinto mês minha barriga começou a aparecer e a gravidez era presente no meu corpo, mas nao palpavel para o papai.

 

Nós ouvimos falar da haptonomia, que é apresentada como o método do "toque emocional". Começamos a aprender sobre os benefícios, o que poderia trazer para o nosso bebê e para nós. Convencidos pelos vídeos, as explicações  e depoimentos resolvemos tentar.

 

 

 

O que é a haptonomia?

 

A Haptonomia foi criada pelo médico holandês Frans Veldman, que se definiu como um "pesquisador na ciência da vida". Ela abrange muitos aspectos da saude . Mas a principal área de aplicação é na preparaçao pré e pós-natal dos pais e seus bebês. 

 

Haptonomia e gravidez

 

O termo "haptonomia", quando aplicado a gravidez, remete a idéia de que um  contato tátil com o bebê durante a gravidez, no ventre da mamae,  pode criar uma verdadeira interaçao entre os pais e o bebê. É um método de preparação para o parto.

 

Ao contrário de outros  métodos, esse método é na forma  de sessões individuais  e o papai participa ativamente.

E toda a sessao é feita para o bebê . nao é como as aulas de yoga ou de meditaçao, onde podemos conversar com o bebê mas sempre se concentrando no "eu". Aqui você se concentra somente no bebê. é uma conversa a três.

 

O contato , exercendo uma leve pressão sobre a barriga da mãe, serve para sentir, ver o movimento do bebê. Segundo o Dr. Frans Veldman, o bebê percebe essas trocas táticas muito cedo.

 

O médico ou parteira, ou doula, ensinam a ambos os pais a exercer uma pressão leve sobre o útero da mãe para interagir com o bebê. O bebê cujos órgãos sensoriais já estao ativos  pode reagir ao carinhos, toques, feito pelos pais.

 

O bebê pode mudar de posiçao e se locomover em direçao das maos dos pais. Essa troca também é acompanhada de palavras.

Isto é explicado pelo fato da voz grave dos homens passarem mais facilmente pelo liquido amniotico.

 

 Através da voz e do toque, nos entramos em contato com o  bebê Leo e vivemos uma troca privilegiada com ele.

 

Nossa sessao

 

Estávamos ansiosos para encontrar a parteira. Mas eu não conseguia saber o que realmente iria sentir. Fomos porque queriamos desenvolver um relacionamento emocional com o nosso bebê. E para o papai esta preparaçao era super importante, mas também muito intimidante.

A particulariedade desta pratica, é a participaçao do papai e foi uma experiencia magica para nos três.

O legal foi a possibilidade de comunicar com o Leo dentro da minha barriga, antes da sua vinda ao mundo.

 

A primeira sessão foi simplesmente mágica!



No início da sessão, a parteira explicou a tecnica e alguns gestos. Ela explicou e mostrou onde o bebê estava, o que ele pode sentir . Então ela nos mostrou como entrar em contato com ele e como ninar o Leo.

Eu vi os olhos do meu marido brilharem com esse contato que se tornou mais intenso entre ele e nosso bebê quando as mãos da parteira pousaram com a dele na minha barriga. Eu também me emocionei pois entendi que era nosso bebê que se  movimentava, pois sentia muito pouco os seus movimentos durante o dia.

 

 


E então houve esse momento. Naquele momento, quando o meu marido colocou suas mãos na minha barriga , em torno do meu útero. Um toque completo mas suave e leve para sentir onde nosso bebê estava. E de repente, como por magia, senti uma resposta dele. Sim, uma resposta sob suas mãos, senti pela primeira vez o nosso bebê mexer e meu marido foi aos ceus.

Uma onda de emoção então entrou em nossos corpos. Nao conseguia parar de rir.  Naquele momento, meu marido recebeu a resposta para uma pergunta que ele se fazia: quando alguém se torna um pai? Quando ele realmente se sentiria como pai? Eu acho que é uma jornada e naquele momento ele se sentiu muito mais futuro pai do que qualquer outro dia antes.

Até naquele momento, ele se sentia como um espectador. Mas a haptonomia desenvolve o relacionamento a três. O objetivo é mostrar nossa presença ao bebê e dar alguns sinais de amor e atenção através da barriga. O objetivo é conectar-se.

Aprendi a mostrar nossa presença, com nossa mão através de uma leve pressão mostrando a direção do movimento.

 

A Haptonomia deve ser praticada diariamente. é apenas um primeiro passo, um primeiro contato, mas muito mágico.

 

Quando?

 

As sessões de Haptonomia geralmente começam em torno do quinto mês de gravidez. Foi quando eu comecei. Geralmente, a partir do momento em que a mãe sente os movimentos do bebê.

 

 

 

E na hora do parto?

 

O método  é muito utilizado como preparaçao para o parto.

mas sinceramente nao vi efeito neste momento. Acho que o mais concreto foi no pos parto.

O papai e o bebê ja se conheciam. Nao foi uma descoberta para os dois.

 

Com a haptonomia, o papai teve uma maior participaçao na gravidez e no pos parto.

Além de ter nos dado a chance de viver uma experiencia unica.

 

 

Na segunda gravidez

 

Na minha segunda gravidez escolhemos outros métodos. Como ja conheciamos a haptonomia tentamos fazer em casa. Mas nao é a mesma coisa.

Em casa sempre temos outras preoculpaçoes e nunca conseguimos parar 1h do nosso dia para fazer as sessoes de comunicaçao.

Acabamos sentindo falta deste momento intimo com a bebê Cel.

 

A segunda gravidez é bem diferente, passa mais rapido e temos o primeiro filho para dar atençao.

Entao acho super valido fazer estas sessoes na segunda gravidez. Assim nos obriga a parar e viver uma comunicaçao intima com o bebê ainda dentro do utero.

 

 

E no brasil?

 

No Brasil ainda é pouco divulgada esta tecnica. Temos profissionais. Se vocês souberem podem deixar nos comentarios!

 

Boa gravidez!

 

Bisous, Bisous,

 

Ana

Please reload

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

MATERNIDADE

Please reload