Logo ENXOVAL BABIES ENXOVAL BABIES
S.O.S Grávida

Toxoplasmose na gravidez: Como evitar durante sua gestação

04 19, 2020 | S.O.S Grávida

A Toxoplasmose na gravidez deve ser evitada e para isto você deve tomar alguns cuidados. Abaixo dicas de como evitar a Toxoplasmose na gestaçao

Toxoplasmose na gravidez
@celine_deligey_photographer



O seu teste de gravidez deu positivo e você está grávida!

Conheço bem a felicidade que você esta sentindo, porque tive esse mesmo momento de sonho numa manhã de Janeiro, há dois anos atras, quando acordei uma manhã e fui fazer o teste e deu positivo.

Os primeiros dias sao cheios de entusiasmo, já se pensa no nome, com quem ele ou ela se vai parecer, se vai ser um menino ou uma menina… você saboreia a sua felicidade e ja pensa no futuro.

Mas logo, você vai ao medico médico e faz o famoso teste de sangue para confirmar ou não a sua gravidez. E depois vem o veredicto (especialmente se for a sua primeira gravidez): “teve ou não teve toxoplasmose ( A toxo para os intimos)

Vou explicar um pouco sobre a toxoplasmose e sua definição porque, no que me dizia respeito, nunca tive e, por isso, descobri so depois de pesquisa o que era esta doença, os riscos para o meu bebê e o mais importante como evita-la durante a minha gravidez.

Aqui está um resumo da informação recolhida em revistas, sites especializados e do meu médico e ginecologista.

Toxoplasmose, o que é isso?

A toxoplasmose é um pequeno parasita cujo habitat ideal é o intestino do gato. Reproduz e põe ovos que serão depois evacuados para o meio selvagem. O parasita coloniza assim o ambiente do homem: plantas, água, solo e… animais para abate.

O homem ingere estes alimentos e, se não forem bem lavados e/ou bem cozidos eles transmitem o parasita.

A toxoplasmose é uma infecção benigna em cerca de 80% das pessoas que a contraem. Alguns gânglios linfáticos no pescoço podem aparecer mais inchados durante uma semana.

Nos restantes 20%, a doença pode causar, além do inchaço dos gânglios linfáticos, febre persistente e fadiga intensa.

Basicamente, o parasita infecta principalmente animais de sangue quente. O “destinatário” final é o gato. Os gatos estão contaminados porque comem outros animais (aves, ratos…), eles próprios contaminados. O parasita encontra-se, portanto, nas fezes dos gatos.

Como é que contraímos a toxoplasmose na gravidez ?

Os parasitas da doença podem ser encontrados onde quer que um animal defeque: nas plantas, ou seja, no solo, nas plantas, nas flores, na horta…

Assim, os alimentos do jardim ou as suas mãos podem entrar em contacto com o parasita e podem ser ingeridos… Poderá então contrair a toxoplasmose.

Como evitar a toxoplasmose na gestação?

Para começar, não significa que se você tiver um gato você estara mais susceptível à doença. Os gatos selvagens e os gatos do seu vizinho ou outros gatos podem depositar o parasita na sua comida ou na comida que você compra ou no seu propio jardim.

Além disso, a contaminação não ocorre através do contacto com o gato, mas através do contacto com as suas fezes. Não há, portanto, risco de contaminação por um arranhão.

Eu mesma passei minhas duas gravidez com meu gatinho que vivia no jardim e que dormia comigo e nunca contrai a doença.

Logo abaixo estão algumas boas dicas para limitar o risco de contrair toxoplasmose:

Evitar a toxoplasmose na gestação, Se você tem um gato

Evite lavar o “banheirinho” do gato ou, se não tiver escolha, use luvas e lave bem as mãos depois.
Depois de acariciar um gato, lave bem as mãos (se houver vestígios de fezes no pêlo do gato, poderá estar contaminado).

Evitar a toxoplasmose na gravidez Durante a jardinagem

Usar sempre luvas
Mantenha as luvas afastadas do seu rosto (quanto mais da boca).
Lave bem as mãos quando tiver terminado.

Para frutas e legumes

Lave bem com um pouco de vinagre branco diluído em água.
Cozinhe as suas frutas e legumes, sendo o parasita destruído após um minuto a 60 graus!
Descasque-os cuidadosamente e limpe as superfícies em que os preparou com vinagre branco.

Também evite de comer verduras e frutas cruas fora de casa. Pois nunca sabemos como elas foram lavadas.

Para a carne

Coma apenas carne bem cozida (ou congelada há pelo menos 24 horas), especialmente carne de carneiro que são os portadores mais comuns do parasita.

Quais são os riscos da toxoplasmose para o bebé?

Na França, os médicos estimam que uma criança em cada 1000 nasce contaminada.

Se estiver contaminada por toxoplasmose apesar de toda a sua vigilância, é importante saber que

o risco da infecção atravessar a barreira placentária aumenta conforme o estagio da sua gravidez. E o impacto sobre o feto diminui à medida que a gravidez avança.

Se estiver infectada com toxoplasmose, o risco de o seu feto também estar contaminado é de cerca de 6% no 1º trimestre de gravidez, aumentando para 72% no 9º mês de gravidez.

No entanto, o risco para o feto é menor no 9º mês de gravidez, porque o seu sistema imunitário é muito mais forte do que no 1º trimestre.

Como saber se tem toxoplasmose durante a gravidez?

Se nunca contraiu toxoplasmose antes da gravidez, todos os meses fará uma análise para verificar se não a contraiu . É este teste de sangue que funcionará como um controle de vigilância durante toda a sua gravidez!

Toxoplasmose na gravidez : Os riscos
  • Se o feto estiver contaminado durante o primeiro trimestre de gravidez, as consequências podem ser dramáticas: morte do feto in utero ou nas semanas seguintes ao seu nascimento, atrasos psicomotores graves, perturbações cerebrais, perturbações oculares graves.
  • Se o feto estiver contaminado durante o segundo trimestre de gravidez, podem ocorrer malformações cerebrais, embora sejam geralmente mais raras nesta fase. O risco mais importante nesta fase são as perturbações oculares significativas.
  • Se o feto estiver contaminado no terceiro trimestre de gravidez, o risco é sobretudo oftalmológico. 

Video explicativo sobre a toxoplasmose na gravidez

O post te deu uma melhor compreensão da doença e dos seus riscos? e o principal: Agora você sabe como evitar a toxoplasmose durante a sua gestaçao?

Cuide bem de você !

compartilhe!
por Ana Fadalti
Expert em Enxoval de bebê , eu acredito que a lista do enxoval deve ser personalizada priorizando produtos de qualidade e práticos. O Enxoval do bebê deve contar a sua história e a da sua família.
saiba mais:
sobre a consultoria sobre a Ana
tags:

deixe seu comentário