Logo ENXOVAL BABIES ENXOVAL BABIES
S.O.S Grávida

Sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação : Nidaçao

05 09, 2020 | S.O.S Grávida

Durante a fertilização, os espermatozóides penetram no óvulo produzido pela mulher para formar o óvulo fertilizado. Dependendo da fase da gravidez, o óvulo se transforma gradualmente em um embrião e depois no feto. Durante a implantação, o óvulo fertilizado move-se em direção à parede uterina para se implantar na parte superior do músculo. Esta fase inicial da gravidez, que dura cerca de dez dias, corresponde à implantação. Alguns sinais ou sintomas físicos podem estar associados a este período.

Quais são os sintomas de gravidez característicos nos primeiros dias de fecundação, da nidaçao?


A implantação do ovo pode causar os primeiros sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação

 

  • Dores abdominais,
  • Cãibras: Algumas mulheres podem notar algumas cãibras leves na localizaçao em que a implantação está sendo feita. Embora não haja uma forma de ter certeza do que realmente esta acontecendo, o que sabemos é que esta cãibra se deve ao aumento da progesterona que ocorre durante a segunda metade do seu ciclo, você estando gravida ou nao.
  • Espasmos ou Náuseas. Frequentemente, algumas dos primeiros sintomas de gravidez sao as náuseas e vómitos  que são sintomas populares e desagradáveis da nidaçao no início da gravidez. Pode também começar a notar mudanças no apetite ou ficar enojada por alimentos que anteriormente amava.
  • Os seios tornam-se tensos ou dolorosos. À medida que seus hormonios mudam, pode começar a notar que os seus seios inchados e senti-los muito mais sensíveis do que o habitual.
  • Também pode ocorrer uma hemorragia legeira, mas geralmente não é grave. Esta hemorragia é uma pequena quantidade de sangue ou mancha que pode ocorrer após a concepção e alguns dias antes do seu ciclo menstrual, a hemorragia de implantação é leve, para por si só e não necessita de tratamento. É notada por cerca de um terço das mulheres grávidas, embora não existam dados científicos que comprovem a correlação entre a implantação e a hemorragia.

Uma hemorragia intensa, no entanto, deve alertar a mulher e levá-la a consultar rapidamente um ginecologista.

Atenção: Tenha cuidado para não confundir o início da menstruação com uma hemorragia de nidação, o que significa que a gravidez já começou.

Quais sao os outros sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação?

Depois destes primeiros sintomas, outros começam a aparecer como:

  • Fadiga. Formar um bebê é um trabalho árduo! Você vai se sentir mais cansada do que o habitual, este é  um sintoma precoce de gravidez , causada por um aumento da progesterona e do volume de sangue.
  • Dores de cabeça. Outro efeito secundário do seu aumento do volume de sangue durante a gravidez, as dores de cabeça são um sintoma comum de nidaçao.
  • Mudanças de humor. Reparou que você começou a ficar irritada com pequenas coisas? As oscilações de humor são um sinal comum de implantação durante o início da gravidez.
sintomas de gravidez

Para ter certeza que estes sinais sao uma gravidez o melhor é fazer um teste de gravidez de farmacia ou um exame de sangue.

Como ocorre a Nidaçao? Um pouco de ciência para entender o sintomas.


Após a fertilização do óvulo, este começa a sua migração das trompas de Falópio para a parte superior do músculo uterino. Em poucos dias, o ovulo migrou para o seu local de implantação e se insere no revestimento do útero a fim de se desenvolver. Neste momento, divide-se em duas partes: o ovo – ou futuro embrião – e o trofoblasto – ou futura placenta. Esta primeira fase da gravidez é chamada “Nidaçao“. Dura cerca de dez dias.

Quando o ovo é implantado, torna-se um embrião. O corpo da mãe começa a segregar uma hormonio que só está presente durante a gravidez: o beta hCG. O nível de beta hCG é quase nulo quando a mulher não está grávida. O nível sanguíneo deste hormonio pode, portanto, confirmar o início da gravidez. Os testes de urina disponíveis comercialmente também podem detectar.

É possível que a nidação falhe. O ovo é então evacuado naturalmente durante a menstruação.

Casos excepcionais de gravidez ectópica


Durante a nidificação, a migração dos ovos pode excepcionalmente ocorrer num local inadequado: parede abdominal, ovário ou trompa de Falópio. Esta é uma gravidez ectópica. O risco de hemorragia é bem elevado. No caso de a nidação resultar na implantação do óvulo fertilizado nas trompas de Falópio, a hemorragia causada pode levar a uma esterilidade posterior. A gravidez ectópica é anunciada por fortes dores abdominais e hemorragias abundantes. Trata-se de uma emergência cirúrgica.

A nidação é uma fase crucial da gravidez. Quando leva à implantação do óvulo na parede uterina, a gravidez é eficaz. O óvulo torna-se um embrião e a gravidez pode continuar normalmente. A monitorização biológica, ultra-sonográfica e ginecológica será estabelecida rapidamente, após a confirmação do diagnóstico de gravidez por um teste de sangue que mostre o nível de beta hCG.

Artigo escrito por um profissional de saúde.

Quando começam os sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação

Não é instantâneo. Na verdade, pode demorar um pouco antes de aparecerem os primeiros sintomas de gravidez e cada mulher é diferente. Algumas mulheres juram que se sentem “diferentes” cerca de uma semana após a concepção, mas outras não sentem os primeiros sintomas da gravidez durante alguns meses.

Este cronograma (típico, mas não igual para todas as mulheres) de acontecimentos ajuda a traçar uma imagem mais clara de quando os primeiros sinais de gravidez tendem a fazer a sua estreia:

  1. Semana 1: O começo. Se conceber este mês, a sua gravidez será contada a partir do dia da chegada da sua menstruaçao. ( Na comunidade médica, uma gravidez começa a ser contada antes mesmo da mulher estar realmente grávida.
  2. Semana 2: Concepção. No final da semana (por volta do 14º dia) é quando o esperma encontra o óvulo mas ainda nao aconteceu muita coisa
  3. Semana 3: A viagem. O pequeno blastocisto fertilizado (termo técnico para óvulo fertilizado) tem de viajar da trompa de Falópio até ao útero para fazer a sua casa, entao nesta semana, talvez você não vai sentir nada de diferente.
  4. Semana 4: Implantação, Nidaçao. O blastocisto/embrião liga-se ao revestimento do útero – chama-se implantação, e pode causar alguns sintomas de gravidez super precoce, incluindo cãibras leves e hemorragias, em algumas mulheres. Outras não sentem nada.
  5. Grávida de 5 semanas: Parabéns, você está grávida! Isto é quando sua menstruação esta atrasada. Agora, provavelmente, já tem hormonio de gravidez hCG suficiente no seu corpo para aparecer em um teste de gravidez de farmacia . À medida que os níveis de hCG aumentam, você sentira os primeiros sintomas de gravidez , tais como náuseas e fadiga.
  6. 6 semanas de gravidez a 8 semanas de gravidez: Os sintomas de gravidez começam para a grande maioria. Neste momento, os níveis de hCG duplicam a cada 72 horas, quando a maioria das mulheres grávidas começa provavelmente a sentir algo diferente.
  7. 8 semanas de gravidez a 11 semanas de gravidez: Explosao dos sintomas de gravidez ! É neste momento que os níveis de hCG são mais elevados e você sentira na pele os primeiros sintomas fortes de gravidez.

Como com tudo na gravidez, cada mulher é diferente, por isso cronograma acima pode não ser exacto para você, especialmente se não tiver um ciclo menstrual de 28 dias. Pode não sentir nenhum sintoma de gravidez nestas primeiras semanas.

Ana

compartilhe!
por Enxoval Babies
Expert em Enxoval de bebê , eu acredito que a lista do enxoval deve ser personalizada priorizando produtos de qualidade e práticos. O Enxoval do bebê deve contar a sua história e a da sua família.
saiba mais:
sobre a Ana
tags:

deixe seu comentário