Logo ENXOVAL BABIES ENXOVAL BABIES
Enxoval de bebê e Kids

O que levar na bolsa para a maternidade : A lista mais completa

05 29, 2020 | Enxoval de bebê e Kids » Lista de enxoval » Parto » Planejamento

Bonjouuur Mamae!

O que levar para maternidade ? Se você ainda nao sabe, eu sou a Ana , uma mamae brasileira que mora na França a mais de 10 anos. Tive meus dois filhos aqui e aprendi muita coisa do universo do enxoval e da maternidade com as mamaes francesas.

O que levar para maternidade roupinhas bebe

Ainda me lembro como se fosse hoje, eu e meu barrigao preparando a mala da maternidade. Na época cometi alguns erros que nao quero que você cometa.

É por isso que, no post de hoje, montei uma lista completa do que levar para a maternidade, inspirada nas listas das maternidades Francesas. Agora, você precisa saber que, esta lista é somente para facilitar a sua vida de futura mamãe e futuro papai na maternidade. Porquê o item mais importante para o bebê é o amor e o cuidado. O resto é resto.

E normal querer levar tudo e mais um pouco para a maternidade, afinal você ira viver um dos momentos mais importantes da sua vida. Acho que deve ser mais comum para as mamaes de primeira viagem levar mais coisas do que o necessario. Pois toda mae de primeira viagem é exagerada.

Mas quando tive meu bebê, fiz o contrario, levei menos do que precisava e me arrependi. O papai teve que ir algumas vezes em casa buscar alguns itens que precisava e que nao tinha levado comigo.

no final achei que é melhor levar um pouco a mais do que seguir estas listas super restritas e no final ficar faltando.

Você também precisa saber que, na maioria das maternidades francesas e brasileiras a sala do parto é diferente do quarto onde a mamãe vai passar alguns dias depois do parto. Você sera levada a uma sala toda preparada para o parto do seu bebê. E logo depois de dar a luz, as enfermeiras e parteiras precisam vestir o seu bebê. E é por isto que separei a lista em varias mini -listas para facilitar sua estadia e a do papai na maternidade.

Clique para ir direto ao assunto

Mais inspiraçoes? Me visita no INSTAGRAM !

Como nen todas as maternidades sao iguais e que nen todas fornecem o mesmo tipo de material, aqui esta uma lista completa da mala que você pode levar para a sala de parto.

Mas lembre-se : Conforto! Esta é a palavra chave!

Vamos la !

Quando começar a preparar a bolsa da maternidade?

O ideal é começar a preparar a sua bolsa da maternidade e a do bebê por volta das 36-37 semanas de gravidez. Mas se você tem uma gravidez de risco ou de gemêos, você pode começar a preprar sua bolsa da maternidade antes.

O bom de começar a preparar a mala da maternidade 1 mês antes da data prevista para o parto é que você tera mais tempo e podera montar a bolsa com tranquilidade e caso falte alguma coisa, você tera tempo de comprar.

Mas a verdade, é que nao existe uma unica resposta, um unico momento para isto. Siga a sua vontade e possibilidade. E ainda bem que você tera este check-list da Enxoval Babies , para te ajudar na prepraçao!

Verifique o que sua maternidade propoem durante sua estadia

Cada maternidade é diferente e algumas propoem quartos como verdadeiros hoteis, com shampoo , kit higiene para o bebê, fraldas descartaveis, toquinha para o bebê logo apos o parto, lanolina para a amamentaçao, extrator de leite. Faça um tour na sua futura maternidade e peça a lista do que levar na bolsa antes de começar a preparar a sua. E a marca dos produtos que eles oferecem para o seu bebê.

Se você prefirir produtos mais naturais por exemplo e que a maternidade so propoem produtos convencionais, o melhor sera levar os seus.

As bolsas de maternidade

Eu recomendo duas bolsas. Uma para você e outra para o bebê.

Também nao leve uma mala grande, pois dependendo do tamanho do seu quarto , esta mala vai logo se transformara em um trambolho e pode atrapalhar o médico, as enfermeiras e você durante sua estadia.

Se puder, escolha modelo com diferentes divisorias. Assim vai ficar mais facil para encontrar os itens do bebê e da mae.


O que levar para a maternidade para o bebê logo após o parto

Fica bem mais pratico ter os itens para o bebê em uma necessaire a parte. Assim quando a enfermeira pedir os itens do bebê o papai saberá o que entregar para a maternidade.

Muitas mamaes separam os looks do bebês em pochetes, em organisadores de look. Este itém nao é necessario. Compre somente se seu orçamento permitir.

Eu gosto de mala organisada, e nao tive estes separadores de look pois aqui na França eles nao usam. Consegui colocar cada look do bebê separado na propria bolsa do bebê.

Escolhi dois looks diferentes por dia. Um mais bonitinho e outro mais confortavel para a noite.  Também levei  um look extra caso precisasse trocar o bebê mais vezes.

O primeiro look do bebê logo apos o nascimento deve ser composto de:

  1. 1Gorrinho
  2. 1 body
  3. 1 Mijão ( opcional)
  4. 1 pijama ( macacão com pezinho) ou blusa + calça
  5. 1 casaquinho
  6. 1 manta
  7. 1 par de meias
  8. 1 par de luvinhas : Eu não indico as luvinhas, pois o recém nascido precisa ter suas mãos livres para o primeiro contato com a mãe

gorrinho, o body, o mijao, o macacao de pezinho devem ser  100% algodao. Logo apos o nascimento a pele do bebê deve ter contato com tecidos bem naturais. Sem acrilico.

O material do casaquinho, do pijama e da manta depende da temperatura da maternidade e da estaçao do ano.

O Mijao é opcional, pois você podera colocar a meia e um macacao de pezinho de algodao, sem o mijao.

As maternidades costumam ser frias , devido ao ar condicionado, Entao sempre tenha o casaquinho.


O que levar para a maternidade para o bebê

Para a bolsa de maternidade do bebê, tudo depende da quantidade de dias que você vai passar na maternidade. Eu recomendo que você leve Quatro looks para o dia para o bebê e cinco looks de macacoes de pezinho bem confortavel para a noite. Leve 3 bodys extras.

Você nao ira usar tudo. Mas como disse antes é melhor ter a mais caso o bebê se suje. Se você é mamae de segunda viagem, você vai preferir levar menos, pois como eu você sabe que nao iremos usar tudo.

Mas mamaes de primeira viagem se sentem mais seguras sabendo que nada vai faltar.

  1. Casaquinhos de algodão ou lã (depende da estação do ano) : O casaquinho é bem importante, pois as maternidades costumam ser bem frias para o bebê que ainda nao produz calor proprio.
  2.  Bodys cruzados : Estes bodys Kimonos sao excelentes para o inico. Os pais sempre ficam angustiados de colocar o body no bebê que ainda esta com a cabeça molinha. Ja com este body você veste o bebê sem passar o body pela cabeça.
  3. Mijão: E bem importante que o mijao seje de puro algodao, assim que o body.
  4. Pijamas : Macacoes de pezinho sao bem praticos e podem ser usados de dia e a noite.
  5. Pares de meias : o bebês sentem muito frio, eles ainda nao sao capazes de regular a temperatura. entao é importante de manter as extremidades bem quentinhas.
  6. Fralda descartável sem produto químico : Leve fraldas descartaveis. Algumas maternidades fornecem, outras nao. Entao pergunte para a sua maternidade o numero de fraldas que você precisa levar para o bebê.
  7. 2 Cueiro/ Mantas : Nao é obrigatorio levar uma manta por look . Você pode levar 2 neutras que combine com tudo.
  8. 3 gorrinhos de algodão ou lã : os gorrinhos manterao a cabecinha bem quentinha.
  9. 4 fraldas de pano ( 100% algodão) : Eu pessoalmente acho que fraldas de tamanho medio servem muito mais do que fraldas de boca. Estas fraldas vao servir para tudo, segurar o bebê nos braços, limpas, cobrir o bebê etc..
  10. 4 babadores de pano : Para nao sujar a roupinha do bebê durante as mamadas
  11. Lacinho e brinquinhos: Aqui na França nao é costume de colocar lacinho em recem nascidos e brincos. Mas no Brasil é mais comum. Entao se você é mae de menina, leve dentro da malinha do bebê.
  12. Porta documentos e exames do bebê.
O que levar para maternidade bebe
O que levar para maternidade roupinhas para o bebe higiene para o bebe

O que levar para a maternidade para a mãe


Logo depois do parto a mamae vai precisar: 

  1. 1Pijama
  2. 1Calcinha filet
  3. 1Absorvente pós parto 
  4. 1 Sutia de amamentação
  5. 1 meia de contenção


Depois da sala de parto, você e seu bebê irão para o quarto e la vocês irão passar alguns dias ( depende da sua vontade, do seu médico e da sua maternidade)


O que levar na bolsa da mamãe para depois do Parto

Você tera a impressão de preparar uma mala de viagem para 1 mês. Mas isto é normal e é melhor ter todos os itens para seu conforto. Depois do parto, as mamaes sao enviadas para o quarto onde passara de 1 a 3 dias (estes sao os dias ” basicos” das maternidades. Mas a duraçao vai depender do seu estado e do estado do bebê.
As quantidades da lista sao para uma estadia de 3 dias no quarto da maternidade.

  1. 6Calcinhas “filet”
  2. 6Calcinhas confortaveis de gravidez
  3. 2 pacotes de Absorventes para parto
  4. Garrafa de agua
  5. Secador de cabelo
  6. 1Escova de cabelo
  7. Necessaire de higiene pessoal: Nao esquecer dos cremes ou óleo para as estrias e um sabao intimo bem levinho que nao atrapalhe na cicatrização.
  8. 6Sutiãs de amamentação
  9. 1Roupão
  10. 3 Roupas confortáveis para o dia
  11. 4 Pijamas com aberturas para a amamentação
  12. 6Meias
  13. 2 pares de meia de contenção
  14. 1 Brumisador
  15. 3 toalhas
  16. 1 sacola de roupa suja
  17. 1Roupa para a saída da maternidade
  18. 1 Lampada de cabeceira com luz fraquinha.
  19. Carregador de celular e Documentos: carteira
O que levar para maternidade mae

O que levar para maternidade para o parto

Nesta parte você precisa verificar com sua maternidade se todos estes itens são permitidos

  1. Musica : A playlist idéal para o parto segundo um médico americano PLAYLIST .

E se você não gostar desta platlist você pode criar a sua própria. Tudo o que você precisa fazer é se certificar que as músicas são reconfortantes e que te transmitam uma sensaçao de bem-estar. Na hora do parto, seria melhor escolher canções com um ritmo mais pesado.

  1. Oleo de massagem 
  2. Garrafinha de agua
  3. Roupa confortável 
  4. Brumatisador
  5. Chinelinho
O que levar para maternidade para a mae

O que levar de higiene para o bebê na maternidade

  1. 2 toalhas fraldas proprias para a pele sensivel do bebê
  2. 1 sabao para o corpo e cabecinha (o mais natural possivel) se sua maternidade nao fornecer
  3. Oléo neutro para ajudar na troca das fraldas. 
  4. Atenção! Na minha opinião não precisa de levar pomada para assadura.

O que levar para a amamentaçao na maternidade

  1. Alfomada de amamentação
  2. Creme para os seios ( 100% lanolina)
  3. Concha de proteção dos seios
  4. Algodao para proteção dos seios
  5. Sutiã de amamentação
lO que levar para maternidade saida de maternidade

 Farmacinha

  1. Analgésico
  2. Supositórios para as hemorróidas
  3. Gazes
  4. Algodão

A maioria das maternidades fornecem este tipo de material. Mas se você ja tem seus preferidos ou naturais é melhor levar sua própria farmacinha

A mala do papai

  1. Escova de dente, lentes e oculos , necessaire. Alguns trabalhos de parto podem durar mais de 20 horas.
  2. Plano de parto: O plano de parto nao precisa ser redigido, mas o papai precisa conhecer bem o plano de parto do casal.
  3. Troca de roupa: O papai pode colocar uma camiseta limpa na bolsa da mamae. Assim ele pode se trocar se o trabalho de parto for muito longo
  4. TELEFONE E MAQUINA FOToGRáFICA: E sempre bom ter o telefone por perto e a maquina fotografica para poder gravar algumas cenas deste momento tão lindo
  5. Lanche e garrafinha de água: O papai pode levar um lanche para aguentar as horas de espera do trabalho de parto
  6. carteira com moedinhas: LEMBRE DE LEVAR MOEDAS PARA AS MAQUINAS DE AGUA E CAFé

O que levar para Sair da maternidade

  1. Cadeirinha do carro
  2. Protetor de sol na janela do carro
  3. Roupa para a mamae de saida de maternidade
  4. Roupinha do bebê para a saida da maternidade
  5. Manta para a saida da maternidade
  6. Documentos de registro do bebê
O que levar na bolsa para a maternidade : A lista mais completa

Esta lista foi feita com muito amor. Espero poder ajuda-la neste momento lindo de sua vida. 

Que seu parto seje repleto de luz! 

Bisous , Bisous
Ana

compartilhe!
por Enxoval Babies
Expert em Enxoval de bebê , eu acredito que a lista do enxoval deve ser personalizada priorizando produtos de qualidade e práticos. O Enxoval do bebê deve contar a sua história e a da sua família.
saiba mais:
sobre a consultoria sobre a Ana
tags:

deixe seu comentário