Logo ENXOVAL BABIES ENXOVAL BABIES
Parto

O que é Doula?

05 02, 2020 | Parto » S.O.S Grávida

Durante minha gravidez escutei falar sobre Doula , mas a pergunta veio na minh acabeça ” O que é uma Doula” ? Nao dei importancia na minha primeira gravidez e logo vi que tinha cometido um erro de nao ter alguem experiente ao meu lado.

Na minha segunda gravidez a primeira coisa que fiz foi escolher uma doula, no meu caso foi um Doula ( um homem) e fez muuita diferença no meu pre parto , no meu parto e pos parto.

O que é Doula? Uma acompanhante ao nascimento

Laura Neiva o que é doula

A companhante de nascimento é, antes de mais, uma profissional do período perinatal. Digo “uma” porque a grande maioria são mulheres. A propósito, a palavra doula vem do grego δούλα onde significava (doúla, “mulher que serve”). Atualmente, são especialistas formadas em cuidados perinatais. Muitas vezes elas ja sao mães, há também algumas que não têm filhos e outros que sao homens, pais.

Em termos concretos, o que é que a Doula faz?


O objectivo da acompanhante ao nascimento é apoiar e respeitar cada futuro pais nas suas escolhas e desejos. Ela tem uma visão global do nascimento e cuida do bem-estar de cada um durante todas as etapas do processo. Ela está sempre disponível para responder a perguntas, tranquilizar, informar, ouvir e ajudar. No momento do parto, ela oferece apoio físico para lidar com a dor, bem como apoio mental e emocional.
Durante o período pré-natal, a Doula mantém os pais informados sobre vários temas relacionados com a gravidez, o parto, o recém-nascido e o período pós-natal. Ela irá fornecer ferramentas para que possa estar o mais preparado possível para este momento ( gravidez , parto e posparto) e para poder fazer escolhas conscientes. Ela sabera ouvir os pais, informá-los e tranquilizá-los.

Durante o parto, ela continuará a responder às suas perguntas, a assegurar o seu bem-estar, a ajudá-la a controlar a dor, a informá-la, a encorajá-la, a incentivar o envolvimento do seu parceiro e a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a sua experiência de parto seja positiva. Assegura uma presença constante e o bem-estar de cada pessoa, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir os obstáculos.

Ela também está disponível durante o período pós-parto para responder às suas perguntas e preocupações e para ajudar com os cuidados do seu recém-nascido.

Laura Neiva o que é doula

O que é que a Doula não faz?

  1. A Doula não substitui os especialistas médicos que já te acompanham durante a gravidez.
  2. Não diagnostica
  3. não substitui os cuidados prestados pela enfermeira, parteira ou médico
  4. não faz o parto nem realiza quaisquer procedimentos médicos.
  5. Ela não toma quaisquer decisões por si, mas estara do seu lado para te ajudar a fazer as escolhas conscientes de acordo com os seus valores e desejos.
  6. Acima de tudo, ela não substitui o seu parceiro se ele ou ela desejar se envolver no seu parto.

Mas qual é a vantagem de ter uma Doula?


Alguns podem pensar que ao invés de pagar por uma doula é melhor perguntar para o “Google” ou por um “grupo do Facebook”. Mas a Doula é muito mais do que isto. A doula é, acima de tudo, uma companheira. Embora forneça muitos conhecimentos como apoio, ela passa uma vivencia da gravidez, parto e pos parto.

o que é doula
@babuskafotografia

Ao estabelecer um laço de confiança com você durante a gravidez, ela conhece as suas necessidades, medos e desejos. Os seus conselhos são, portanto, adaptados à sua realidade. Ela torna-se assim uma aliada de confiança. Você podera conversar com ela livremente, sem qualquer julgamento. Ela é também a única pessoa além do seu parceiro que ficará com o casal durante todo o processo. Ela estara com você no ante e depois. Ela é uma pessoa presente e, sinceramente, isso faz uma grande diferença. Especialmente durante o parto. Enquanto as várias enfermeiras vêm e vão a doula permanece uma pessoa constante e, acima de tudo, disponível apenas para você.

Ela também é um aprofissional que está habituada ao parto fisiológico , natural e sera uma grande companheir para as mamaes que desejam este tipo de parto.

https://www.youtube.com/watch?v=yEk7FDp-xPY&t=817s

Os enfermeiros e médicos nao sao como uma Doula?

o que é doula


Na verdade na maioria das vezes não… Nos hospitais os médicos e os enfermeiros sentem-se muitas vezes muito mais confortáveis em controlar uma mãe deitada com uma anestesia do que fazer pontos de pressão e posições para ajudar o parto a progredir naturalmente. Isto pode conduzir a intervenções nocivas e desnecessarias.

Você Pode sempre encontrar um médico que sera uma pérola rara , mas ter uma doula é ter a certeza de ter ao seu lado uma pessoa que sabe o que você precisa quando chegar o momento.

Mas eu queria uma césaria ou anestesia de qualquer maneira!


A doula não vai te julgar, mas ela te acompanhara em seus desejos. Muitas mães ainda vão apreciar a ajuda com o alívio da dor antes da anestesia. Ou na gestao do medo do parto. E com a ajuda de outra mulher sempre descobrimos que somos muito mais fortes do que pensavamos!

Anestesia, césaria ou não, todos os aspectos pré-natais e pós-natais continuarão a ser os mesmos no acompanhamento com a Doula.

Tudo isto é provado?


Numerosos estudos científicos demonstraram as vantagens de ter uma doula qualificada para acompanhar a futura mãe. Vários estudos independentes demonstraram um impacto positivo do apoio ao parto sobre a mãe, o feto e o sistema de saúde.

Parto

  1. Redução do tempo de trabalho de parto
  2. Diminuição das complicações
  3. Diminuição da taxa de cesarias desnecessarias
  4. Diminuição do uso de oxitocina para fazer avançar o trabalho de parto
  5. Diminuição do uso de fórceps
Laura Neiva diz que desejo de ter parto normal não foi possível ...

PARA A MÃE

  1. Aumento da satisfação materna com a experiência do parto
  2. Período pós-parto mais fácil
  3. Menos depressões pós-parto
  4. As mães estão mais presentes com os seus recém-nascidos no período pós-parto
  5. Diminuição da ansiedade no período pós-parto

PARA O BEBê

  1. Melhor estado de saude do recém-nascido
  2. Redução da duração da estadia nos hospitais e menos internamentos em unidades de cuidados especializados
  3. Maior facilidade de amamentaçao e maior sucesso na amamentação

PARA O SISTEMA DE SAÚDE

  1. As mulheres sentem uma maior satisfação com os cuidados que recebem
  2. As mulheres estão mais aptas a dar o seu consentimento esclarecido aos procedimentos propostos
  3. Redução significativa dos custos dos cuidados na maternidade

Outros posts sobre o que é Doula:

  1. https://www.centro-serenity.com/pt/post/O+que+%C3%A9+Doula%3F/58
  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Doula
  2. https://www.doulas.com.br/oque.php
  3. https://www.despertardoparto.com.br/o-que-eh-doula.html
  4. https://www.youtube.com/watch?v=zo6caXn_rPg

compartilhe!
por Enxoval Babies
Expert em Enxoval de bebê , eu acredito que a lista do enxoval deve ser personalizada priorizando produtos de qualidade e práticos. O Enxoval do bebê deve contar a sua história e a da sua família.
saiba mais:
sobre a Ana
tags:

deixe seu comentário