Logo ENXOVAL BABIES ENXOVAL BABIES
Parto

Hipnose para o parto: Minha experiência

06 20, 2020 | Parto

Bonjouur Mamae !

Você deve estar se perguntando , o que a hipnose tem a ver com o parto.

Nao sei se você ja conhece ou ja testou a hipnose para outras situaçoes. Se sim, você deve ter visto resultados positivos.
Este foi o meu caso. Ja tinha tido recurso a hipnose para outras situaçoes. E gostei bastante. Entao durante a minha preparaçao para o parto, para perder o medo da dor e reduzir a ansiedade ( eu queria dar a luz sem a peridural e intervençoes medicas) recorri novamente a hipnose.


​​

A hipnose para o parto

A hipnose, ou Hypnobirthing usada há vários anos em consultas pediátricas, odontológicas ou anti-tabagismo, está entrando agora na sala de parto. Uma prática recente e ainda desconhecida, que pode assustar algumas futuras mãmaes. No entanto, a técnica é comprovada. Tanto é que algumas parteiras aqui na França, treinadas e certificadas como hipnoterapeutas, incorporaram esta disciplina nas escolas francesas de parteiras .
Nos Hospitais franceses, para se ter uma idéia, a cada trinta parteira (em média) , três , praticam a hipnose.
E as mamaes francesas o que pensam? Embora a maioria admita ser um pouco cética no inicio, todas que experimentaram , recomendam esse método que permite “esquecer a dor e viver um parto mais zen”.


hipnose parto​​

O contrôle da dor e do medo


As parteiras descobriram que um parto sob hipnose permite um relaxamento geral e, portanto, uma dilatação mais rápida. O trabalho seria então mais curto, menos cansativo e, conseqüentemente, um parto menos complicadas e traumáticos, o que resultaria em menos depressões pós-natal.
No meu primeiro parto tive recurso a peridural, pois tive muito medo da dor que iria sentir. Ja no meu segundo parto queria experimentar um parto sem intervençoes medicas. Mas também nao queria que este dia fosse um “combate” pessoal, onde iria me torturar somente para ter um parto mais natural.
Foi ai que me lebrei da hipnose e fui procurar uma parteira para me preparar para o grande dia.
Mas cuidado, a hipnose não é a unica alternativa, ela é complementar a outros métodos de preparaçao. “O objetivo”, “é ajudar a gestante a recuperar o controle de si mesma, tirar o medo da dor. Concretamente, é uma questão de convidar as futuras mamaes a se projetarem em um imaginário que os acalma e tranquiliza.
E assim foram as minhas seçoes com a parteira. A hipnose para o parto é praticamente uma aula de auto hipnose, uma forma de saber controlar os preconceitos e medos.
A hipnose para o parto nao é uma seçao de descontrole de si. Através de exercícios de imagens mentais ela nos permite permanecer psiquicamente bem presentes no durante o parto.
Foi somente um modo de modificar minha percepção da dor.
Por exemplo, o exercicio que fiz e que me guiou durante o trabalho de parto foi se imaginas no lugar mais gostose e seguro que você conhece. Com as pessoas que te fazem sentir bem.
E preciso aprender a se projetar , nao é somente se imaginar. E uma Hiperfocalização, graças à qual sua atenção e energia são desviadas da dor.


Também usei o metodo Bonapace Falei destas tecnicas neste video do Youtube


Eu me familiarizei com as técnicas de hipnose no quinto mês de gravidez. Permitiu-me apreender o parto serenamente, não ter medo desse momento desconhecido, mesmo nao sendo o meu primeiro bebê.
Comecei com sessões individualmente. Um dia gravei uma das seçoes com meu telefone. Isso me permitiu, no meu último mês de gravidez, refazer sozinha em casa. Este treinamento realmente beneficia a hipnose, porque facilita o alcance do estado de atenção desejado.
Mas também porque oferece às mamaes que não teriam uma parteira treinada em hipnose no Dia D para praticar a auto-hipnose.
No entanto, as sessões preparatórias não são essenciais e, na maioria dos casos, as parteiras oferecem hipnose aos seus pacientes quando entram na sala de parto.
Mas na minha opiniao esta preparaçao é tudo. No dia do meu parto de urgencia me ajudou.

​​

O melhor hipnoterapeuta: o futuro pai

A hipnoanalgesia não tem contraindicações, exceto para pessoas psicóticas, que podem ter dificuldade em viver serenamente (especialmente por causa de exercícios dissociativos corpo-mente).
Pré-requisito para a hipnose funcionar? Que um forte vínculo de confiança é estabelecido entre o hipnoterapeuta e seu paciente.
“No momento do meu parto eu estava completamente em transe. Mas isso não me impediu de sentir a descida do bebê.
A memória que guardo? Contrações não têm sido sinônimo de dor , como algumas mulheres podem descrever.
Eu imediatamente confiei no meu marido, minha parteira . Eu acho que fazendo esta preparaçao com o papai é bem mais facil de se auto hipnotisar no dia do parto. 
Pessoalmente,  considero que o papai é o melhor hipnoterapeuta . Assim, a hipnose também permite que futuros pais tomem um lugar decisivo no nascimento de seus filhos. 

Otimo parto mamaes!! 
Bisous

compartilhe!
por Enxoval Babies
Expert em Enxoval de bebê , eu acredito que a lista do enxoval deve ser personalizada priorizando produtos de qualidade e práticos. O Enxoval do bebê deve contar a sua história e a da sua família.
saiba mais:
sobre a consultoria sobre a Ana
tags:

deixe seu comentário